15 setembro, 2024
Dores crônicas são aquelas que persistem por um longo período, geralmente mais de 12 semanas. Elas podem ser causadas por uma variedade de condições, como artrite, fibromialgia, lesões passadas, neuropatia diabética, entre outros.
Os fatores emocionais podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento e na percepção das dores crônicas. Existe uma correlação grande entre dor crônica, depressão e ansiedade, que facilita na retroalimentação da dor, quer dizer, o estresse, ansiedade, depressão e outros estados emocionais podem aumentar a sensibilidade à dor e piorar a percepção dela. Além disso, a dor crônica em si pode levar a impactos emocionais, criando um ciclo onde a dor e as emoções negativas se intensificam. É importante abordar esses fatores emocionais como parte do tratamento global da dor crônica, muitas vezes envolvendo técnicas de gestão do estresse, psicoterapia e outras abordagens terapêuticas para ajudar a lidar com a dor e as emoções associadas a ela.
É importante procurar um médico para um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado, que pode incluir medicamentos, fisioterapia, psicoterapias, entre outros.
#psicologia #emocional #dorcronica #dores #saudemental #psicologiaanalitica #cuidadospaliativos #luto #corpo #sensibilidade #acolhimento