O quadro de ansiedade generalizada caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias.
Nesses quadros, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada, e dificuldade em concentrar-se. São também comuns sintomas físicos como cefaleia, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Alguns termos populares para esses estados são: “gastura”, “repuxamento dos nervos”, e “cabeça ruim”. Para se fazer o diagnóstico de uma síndrome ansiosa, também é necessário verificar se os sintomas ansiosos causam sofrimento clinicamente significativo e prejudica a vida social e ocupacional do indivíduo.
O mais importante para uma pessoa ansiosa é reconhecer-se e encontrar formas de autoajuda para o enfrentamento das crises, além da terapia, podem ser utilizadas técnicas de respiração, acupuntura, meditação, yoga, são estratégias para uma boa qualidade de vida, lembrando que as dicas para diminuir a ansiedade não substitui o tratamento médico.
#psicologia #ansiedade #praticascomplementares #qualidadedevida